Olá, seja bem vindo a nossa loja!

5 truques para o buquê de flores durar mais

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014 08h59min30s America/Manaus

Toda mulher adora ganhar flores, mas o buquê não costuma durar muito tempo. Confira algumas dicas simples e eficientes para que suas flores durem mais.    
    
1. Todos os dias, corte aproximadamente 0,5 cm da ponta dos talos em ângulo inclinado. Para isso, use uma faca afiada e sem serra.

2. Troque a água dia sim, dia não.

3. A cada troca, não se esqueça de lavar o vaso com sabão para que as bactérias antigas não contaminem a água nova.

4. Corte todas as folhas que ficam na água, pois elas estimulam a reprodução de bactérias.

5. Para aumentar ainda mais a durabilidade das flores, coloque-as em uma mistura de um quarto de refrigerante de limão, três quartos de água e duas gotas de água sanitária. 

Fonte: mdemulher

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Inspiração criativa

quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014 14h36min39s America/Manaus

Sabe aquela xícara que você não usa há bastante tempo?  É possível arranjar uma nova finalidade para ela, assim como para outros utensílios de cozinha, tais como pequenos bules, açucareiros e até panelas. Em geral, esse tipo de produto serve como vaso para as mais diversas plantas.

 

 

Fonte: atitudessustentaveis.com.br 

 

 

 

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Flores para casamento em janeiro

segunda-feira, 6 de janeiro de 2014 13h00min17s America/Manaus

O mês de janeiro já começou e muitas noivas estão a procura de uma linda decoração para sua festa de casamento, e como todos sabemos, as flores não podem faltar, aliás, elas são essenciais. Algumas são  ideais para determinadas épocas do ano. Para tanto separamos algumas flores que são perfeitas para decorar seu casamento ou sua festa nesse mês de janeiro

Antúrio

Orquídea 

Azaleia

Margarida

 

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Mais dicas de decoração para o Natal

segunda-feira, 16 de dezembro de 2013 13h26min20s America/Manaus

Hoje mais algumas dicas para você decorar nesse natal e arrassar com seus convidados! 

 

 

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Decoração de Natal

quinta-feira, 21 de novembro de 2013 13h22min02s America/Manaus

Inspirações para sua messa de Natal! As flores podem estar presentes em todas! Confira!!!

 

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Você sabia? Conheça algumas curiosidades do mundo das flores

quinta-feira, 7 de novembro de 2013 15h52min38s America/Manaus

Com a chegada da primavera, as flores colorem onde é que estejam e isso ninguém pode negar. Separamos para você curiosidades super interessantes de algumas espécies. Confira:

1) As rosas colombianas são maiores do que as cultivadas no Brasil, podendo chegar até 11 cm de diâmetro, além de durarem mais e serem mais perfumadas.


2) Por ser uma flor pequena, mas resistente, a mandiba pode ser combinada com outras maiores.


3) A gérbera rosa pertence à mesma família do girassol e das margaridas e são cultivadas como planta decorativa de exteriores em países onde o clima é mais temperado.


4) O cravo americano tem um formato mais arredondado e suas pétalas são menores, quando comparadas às do cravo cultivado aqui no Brasil.


5) O mosquitinho é muito utilizado como flor de corte e, no paisagismo, cria um excelente efeito quando misturado com outras plantas que também possuem flores pequenas.

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Saiba mais sobre a Begônia

quarta-feira, 25 de setembro de 2013 08h17min23s America/Manaus

As begônias elatior estão entre as flores mais comercializadas no país, são muito usadas em ornamentações, tendo em conta que possui belas flores e folhas que ficam muito bem na decoração. As flores são muito vistosas. Suas cores são variadas, entre o branco, o rosa, o amarelo, o salmão e o vermelho, além de tonalidades intermediárias e combinações de cores. As begônias parecem buquês de flores e sua delicadeza a torna própria para o cultivo em vaso, para a decoração de interiores, durante sua floração.

Devem ser cultivadas em ambientes protegidos, sob intensa luz difusa, em vasos com substrato apropriado, rico em matéria orgânica, com regas regulares. Sua multiplicação se dá pela divisão da planta. Não são resistentes ao frio.

A flor da begônia significa felicidade, delicadeza e cordialidade. É muito indicada para namorados apaixonados, pois estão associadas à inocência e à lealdade do verdadeiro amor. Relativamente ao Feng Shui, a begônia é um símbolo de fertilidade.





Fonte: Jardineiro.net

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Decore seu banheiro com flores

quinta-feira, 19 de setembro de 2013 16h41min51s America/Manaus

Com certeza você já viu muitas dicas de decoração com flores, mas você já pensou em decorar o banheiro com elas? Confira algumas imagem inspiradoras e diferencie seu banheiro deixando mais sofisticado!

 

 

 

 

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Arranjos na decoração da sala. Inspire-se!

segunda-feira, 9 de setembro de 2013 11h00min41s America/Manaus

Às vezes queremos mudar um ambiente de nossa casa e não sabemos como fazer sem precisar trocar os moveis ou pintar as paredes. As flores têm esse poder de repaginar a casa e ainda trazer conforto e vida ao ambiente.

Escolher locais com boa incidência de luz e vasos adequados com seus móveis são opções certeiras para conquistar um ambiente acolhedor e elegante.

Inspire-se nessas imagens na hora de decorar sua sala com flores!

Flores colororidas são perfeitas para serem usadas sob moveis de madeira, pois contrastam a tonalidade alegrando ainda mais o ambiente.

Posted in Decoração flores By A Mega Flores Flores

Flores para setembro

quarta-feira, 4 de setembro de 2013 10h43min20s America/Manaus

Setembro é o mês que se inicia a primavera, estação das flores que deixam as paisagens e os ambientes mais coloridos, alegres e perfumados. Mesmo sendo essa a época das flores, tem algumas que são específicas e apropriadas para cultivar ou decorar durante o mês de setembro.

Como o Amor perfeito, a begônia, boca de leão, gardênia, gipsofila, margaridinha, primavera, copo de leite, girassol, tulipa, açucena, campainha, miosótis, sempre viva e verbena.

Aprenda mais sobre algumas delas:

A Margaridinha pode ser cultivada tanto em regiões quentes ou frias do Brasil, ela forma belos canteiros e caminhos de flores. Deve ser cultivada em solo rico em matéria-orgânica, com boa drenagem e constantemente umedecido.

O Copo de leite é uma flor, muito requisitada para ornamentar ambientes. Seu cultivo é relativamente fácil, feito em solo rico em matéria orgânica e com umidade.

A flor Boca de leão é uma planta bastante resistente e que exige poucos cuidados. Necessita de sol pleno onde, clima ameno, solo arenoso, bem drenado, e rico em matéria orgânica. 

As Tulipas florescem especialmente na primavera. Com inúmeras espécies disponíveis no mercado, todas são capazes de se adaptarem a qualquer tipo de paisagem. Suas flores são frágeis e muito elegantes, podendo ter várias cores.

Posted in Decoração flores By A Mega Flores Flores

Saiba como cuidar das rosas

terça-feira, 27 de agosto de 2013 16h35min42s America/Manaus

A rosa é uma das flores preferidas dos brasileiros tanto para presentear, receber e também para cultivar. Alguns cuidados básicos são necessários para mantê-las

Assim como a maioria das flores as rosas precisam de luz solar, no mínimo 6 horas diárias. A terra deve ser bem drenada e enriquecida com composto orgânico. Em dias secos é necessário redobrar o cuidado com a irrigação, para manter a planta hidratada. É também importante fazer o aplique de fertilizantes específicos para rosas a cada 60 dias. Quando as rosas murcharem, deve-se cortar os galhos para estimular nova floração

Os arranjos também merecem alguns cuidados para terem maior tempo de vida. Deixe as rosas em lugar arejado, nunca na corrente de ar. Evite o contato de raios solares diretos e temperaturas muito elevadas. Troque diariamente a água do vaso e borrife as flores e folhas para mantê-las vistosas.  

 

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Cultivo de violetas

terça-feira, 20 de agosto de 2013 16h56min58s America/Manaus

Você gosta de cultivar flores, que tal algumas dicas para o cultivo de violetas? Confira:

As violetas se adaptam muito bem aos ambientes internos e, se mantidas em condições favoráveis, são capazes de florir o ano todo. Você deve mantê-las próxima ás janelas, tomando certos cuidados para que não tenha incidência direta de luz solar, pois podem queimar suas folhas e flores. Se a luminosidade for insuficiente a planta pode não produzir o esperado. Se receber luz em excesso pode apresentar aparência atrofiada, produzindo folhas frágeis, com pecíolos mais curtos e folhagem pálida, ensina o paisagista.

A cor das flores também influencia o modo do cultivo, por exemplo, plantas que produzem folhas escuras exigem maior luminosidade e plantas com folhas verde-claras geralmente exigem níveis menos elevados de luz. A temperatura é também outro cuidado a se tomar, o ideal é que o ambiente não seja muito quente durante o dia nem muito frio à noite; violetas gostam de calor moderado para que não haja prejuízo em seu crescimento e florescimento.

A violeta é uma planta sensível ao excesso de aguá, a melhor opção é que estejam em suportes de barro, que evitam o acúmulo de água. E recomendo fazer a rega com intervalo de um dia, para facilitar a drenagem e não encharcar o solo.  

Para adubação o adubo químico do tipo NPK 4-14-8 ou os específicos para violetas são facilmente encontrados e a aplicação é desejável. Os insumos devem ser adicionados ao menos de três em três meses.

As violetas também podem ser plantadas também diretamente no chão, se o ambiente apresentar as condições necessárias que ela necessita. Exige solo bem drenado, barreira contra incidência solar direta, nível de luminosidade alto e temperaturas amenas, o cultivo em vasos é mais viável. Apesar de exigente, a plantinha permite o disseminar de mudas com facilidade. Qualquer folha sadia origina um novo pé.

 

 

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Decore sua casa com flores

quinta-feira, 15 de agosto de 2013 15h29min28s America/Manaus

Decorar a casa ou apartamento com flor traz mais cor, vida e beleza ao ambiente. Os arranjos de flores podem ser usados de diversas maneiras. Usar a imaginação é o primeiro passo.

Preparamos algumas dicas para você arrasar na decoração com arranjos em sua casa, confira:

Flores na mesa

   

Vai dar um jantar? Ou quer apenas enfeitar sua mesa? Veja que simples e lindo esses arranjos. Você pode usar taças ou copos antigos para apoiar as fores, e ainda usar condimentos para compor o enfeite.

Flores no quarto

A dica para decorar o quarto com flores é optar por flores com uma essência de sua preferência e deixá-las em cima de um móvel, penteadeira ou escrivaninha, e perto da janela. Com certeza elas darão um toque de romântico e tranqüilo, deixando o ambiente mais aconchegante.

Flores na sala

Como, geralmente, a sala de estar é a parte mais movimentada da casa, opte por pequenos arranjos florais na mesa de centro ou numa mesa de apoio.

Flores na cozinha

Na cozinha as flores podem ser colocadas sobre a mesa, bancada, ou no peitoril da janela. Os usos de vasos coloridos ou recipientes típicos de cozinha, como jarras de água, chaleiras ou latas, contribuem para criar um ambiente alegre e dinâmico.

Flores na escada

Pequenos recipientes recheados com arranjos florais simples podem ser colocados alternadamente nos próprios degraus das escadas. Como é também uma área movimentada da casa, a melhor opção são arranjos pequenos, para evitar acidentes e contratempos.

Flores no hall de entrada

Nesse ambiente você pode colar uma flor grande de sua preferência, já que será a primeira coisa que verá ao chegar em casa e a ultima ao sair, incluindo para suas visitas, que já terão um boa impressão ao se deparar com uma bela flor na entrada de sua casa.

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Flores do mês de agosto

quarta-feira, 7 de agosto de 2013 15h21min02s America/Manaus

Você sabia que existe calendário das flores? Com ele você fica sabendo quais as flores mais usadas em arranjos e decorações e também quais coincidem com a data do seu casamento.

Preparamos para você uma lista com algumas flores do mês de agosto, confira:

1) Begônia

Essa flor possibilita a produção de belos buquês de flores. Quando cultivadas é preciso fazer as regas duas vezes por semana, precisa ficar em ambiente com sombra, longe de friagem e vento.

2) Crisântemo

É de porte herbáceo geralmente de 1 metro. Produz flores o ano inteiro. Precisa de muita luz, porém, não suporta sol direto. Prefere clima quente e úmido.

3) Margarida

É uma planta herbácea que é cultivada em tamanhos diferentes de flor, mas todas pertencem a categoria Chrysanthemun leaucanthemum. Perfeitas para trazer harmonia a decoração.

4) Copo de leite

 
É uma flor aveludada, tem um desenho natural que a torna muito elegante e sofisticada. É uma planta amplamente cultivada para ornamentação. Pela sua cor branca, a flor copo-de-leite significa pureza, paz, tranquilidade e calma.

5) Girassol

É uma planta com uma beleza radiante, muito usada para ornamentação. A flor de girassol significa felicidade. Acredita-se também que traz sorte e boas vibrações ao ambiente.

6) Tulipas

São flores resistentes e cultivadas em diversas cores. É uma flor considerada muito luxuosa, com grande charme e requinte.

7) Amor perfeito

É uma flor que significa amor romântico e duradouro. Também leva o nome de Erva-da-trindade, pelas combinações de três cores que surge nas delicadas flores é a razão, uma referência à Santíssima Trindade.

 

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Flores afrodisíacas

terça-feira, 30 de julho de 2013 12h56min37s America/Manaus

Você sabia que além de serem usadas para demonstrar gestos de amor, carinho e gratidão, as flores também estão relacionadas, desde os tempos da Grécia Antiga, como uma poderosa arma afrodisíaca? É através do perfume, óleos usados em banhos e massagens que determinadas flores ficaram famosas como poderosos afrodisíacos.

Confira algumas flores que tem esse poder e arrase na hora da sedução!

Considerada uma das flores mais afrodisíacas o jasmim apresenta um perfume doce e envolvente. É usado na preparação dos mais caros perfumes do mundo.

O Ylang Ylang é um poderoso afrodisíaco, que estimula o apetite sexual aguçando os sentidos. Seu aroma é muito usado em óleos de massagens e para aromatizar o ambiente.

O jacinto é considerado uma flor masculina, usada por povos antigos como tônico para aumentar o vigor e desempenho sexual dos homens.

E é claro ela não poderia faltar. A rosa é considerada a flor com maior poder afrodisíaco, símbolo do amor e da paixão, ela além de ser incrivelmente linda tem um delicioso perfume. Diz a história que ninguém menos do que Cleópatra utilizava essa flor como ingrediente básico em suas receitas de beleza e sedução.

 

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Plantas para decorações internas

terça-feira, 16 de julho de 2013 16h27min07s America/Manaus

Casas que possuem plantas em sua decoração com certeza têm um destaque maior. Por mais complicado que seja, muitas espécies também sobrevivem a ambientes fechados, trazendo harmonia e beleza para os espaços internos.

Confira abaixo 5 plantas que casam perfeitamente com o espaço da sua casa e/ou trabalho.

Rosa de Pedra

Mais conhecida como “suculenta”, a Rosa de Pedra é o tipo da planta que gosta de lugares quentes e que tenham bastante inserção solar. Planta resistente, o ideal é que se regue duas vezes por semana quando plantadas em vasos. Caso esteja plantada direto no solo, a rega deverá ser mais constante.

Pau d’água

Essa planta necessita de terra bastante adubada e pode ser plantada direto no solo. A rega deve ser frequente.

Antúrio

Planta de fácil cultivo, necessita ser regada com frequência, porém sem ficar encharcada. Uma dica é plantá-la em lugares sombreados, garantindo sempre o seu calor e umidade.

Licuala

Palmeira muito usada em jardins internos, não pode ser exposta diretamente ao sol. Seu cultivo exige solo úmido e, no verão, as folhas devem ser borrifadas com água.

Begônia

Belos buquês de flores são feitos com essa flor. Com regas de duas vezes por semana, precisa ficar em ambiente com sombra, longe de friagem e vento.

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Crie um arranjo em poucos passos

quinta-feira, 11 de julho de 2013 14h35min55s America/Manaus

Que tal deixar a sua casa ainda mais linda no dia em que for receber visitas? Temos uma dica para você. Veja como fazer um lindo arranjo usando garrafas de vidro.

Para iniciar seu trabalho, você vai, primeiramente, precisar providenciar os materiais, que são: garrafão, folhas de moreia, fibras de jaborandi, gipsófila, tesouras, fita decorativa, antúrios, cartão e caneta.

Corte os cabos dos antúrios no tamanho que preferir, sempre pensando em criar uma proporção entre as unidades florais, como mostra a foto. Lembre-se que o corte dos caules deve tomar por base a altura da garrafa e sempre ser feito na diagonal. Depois que dispuser os antúrios acrescente as flores miúdas, como a gipsófila.

Para dar o acabamento e delicadeza ao arranjo use a moreia. Coloque a ponta de uma folha dentro do vaso, passando a outra extremidade pela alça da garrafa. Em seguida, coloque mais uma folha de moreia e transpasse-a pelo lado contrário

Para finalizar dê um nó nas duas pontas e corte a sobra. Se preferir você pode usar quantas folhas quiser, dando maior volume ao arranjo.

Para dar um toque a mais, use uma fita da cor que deseja, de preferência que concorde com a cor da flor que escolheu para compor o arranjo. O arremate do arranjo é feito com as fibras de jaborandi. Pegue um tufo delas, dobre ao meio e passe pela alça da garrafa. Na sequência dê um nó e, depois, um laço para enfim cortar o excesso. E se quiser usar o arranjo como mensagem de boas vindas, prenda no garrafão, usando a fita, um cartão.

Não tem erro, com um pouco de trabalho e tempo terá um arranjo para receber seus convidados, ou simplesmente enfeitar e trazer harmonia para sua casa.

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Dicas de buquê para seu casamento

quinta-feira, 4 de julho de 2013 14h18min46s America/Manaus

O casamento é um dia único e inesquecível. Data para celebrar o amor e a união entre o casal e as famílias. Dia em que tudo tem que estar perfeito. E, para a noiva, as coisas são ainda mais complicadas, além de organizar toda a festa ela tem que pensar em si, o vestido, o cabelo, o sapato, a maquiagem, as jóias e, é claro, o buquê.

Se você quer inovar no buquê, uma ótima opção é apostar em cores marcantes, combinando com o laço que irá amarrar o caule das flores. Confira algumas dicas e modelos de buquê nesse formato.

Esse arranjo mistura vários tons de roxo e lilás, com uma fita em roxo mais escuro para destacar. É ideal para casamentos ao ar livre, como no campo ou na praia.

Perfeito para quem vai casar a noite. Esse buquê mistura brilho, flores e tecidos. O prateado do buquê pode ser combinado ainda com as jóias e o sapato da noiva.

Esse buquê laranja, além da cor ser marcante, tem o laço de tecido listrado, combinando com o tom dos lírios. Isso pode ser feito também com outras cores fortes como o vermelho, pink e roxo.

 

 

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Deixe seu jardim ainda mais belo

quarta-feira, 26 de junho de 2013 08h14min27s America/Manaus

Uma dica para deixar seu jardim ainda mais belo é incluir nele elementos que atraia a visita de pássaros como, por exemplo, comedouros.

O som dos pássaros traz mais vida e alegria ao ambiente. Seu jardim com certeza ficará ainda mais bonito com a presença ilustre desses pequenos seres e você ainda contribui com a alimentação e vida dos pássaros.

Existe varias opções de comedouros, uns mais sofisticados e também opções que podem ser feitas com objetos caseiros e recicláveis.

Veja as opções de comedouros e inspire-se!

 

 

 

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Flores para o Inverno

sexta-feira, 21 de junho de 2013 13h28min49s America/Manaus

O inverno é a estação mais cinzenta do ano, característica natural do clima frio, mas engana-se quem pensa que nessa estação só existe plantas com poucas folhas e nada de flores. Há algumas espécies que florescem no inverno e se adaptam ao clima frio.

Veja a relação de algumas flores que são uma boa alternativa para avivar o jardim, mesmo nos meses mais frios do ano.

Amor-perfeito – Indicado para regiões mais frias, floresce do meio do outono até o início do verão e resistente a geadas.

Azaléia – Originário da China o arbusto produz flores nas colorações brancas, vermelhas e róseas. Um dos segredos do seu sucesso é que a floração ocorre justamente nos meses de inverno e traz um pouco de colorido num período em que a maioria das plantas encontra-se em repouso.

Camélia – De origem oriental, o arbusto produz flores vermelhas, brancas e rosas. Floresce nos messes de outono e inverno.

 

Hortênsia – São flores típicas da região sul do Brasil e muito resistentes ao frio. Nas cores róseas, azuis ou brancas a espécie pode ser cultivada também em vasos.

Kalanchoe – Ou “flor da fortuna” tem seu período de floração do inicio do inverno ao fim da primavera. Essa espécie é de origem africana e resiste ao frio.

Orquídeas – As orquídeas do gênero cymbidium, sobrevivem em temperaturas baixas e floresce no inverno.

Cerejeira – As flores da árvore símbolo da cultura japonesa desabrocham do fim do inverno ao início da primavera, principalmente em regiões de clima frio.

Primavera – Apesar de o nome ser sugestivo a estação das flores a Primavera é resistente a geadas. A flor é plantada como arbusto ou conduzida como trepadeira.

Lavanda – Famosa por seu aroma a lavanda de flores lilás ou azul gosta de sol e aprecia o frio. O Óleo Essencial de Lavanda tem uma fragrância doce e é um dos óleos mais usados na Aromaterapia.

 

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Casas de praia também podem ter jardins

quarta-feira, 19 de junho de 2013 13h01min08s America/Manaus

Você tem casa na praia e pretende formar um jardim ou mudar o seu? Confira aqui as dicas para ter um belo jardim na sua casa de praia.

Optar por plantas de fácil manutenção, que resistem a um tempo sem cuidados e regas tem sido a escolha de paisagistas e jardineiros amadores.

O Brasil tem uma costa litorânea imensa, com diversidades de clima e solo, porém algumas plantas, no entanto são comuns a todas, independendo da região.

Segundo os paisagistas Maier Gilbert e Alexandre Braga é preciso levar em conta que as plantas têm que ser nativas de clima tropical. Assim elas suportaram altas temperaturas e, com as chuvas de verão, se desenvolvem com mais vigorosidade. Vento, maresia e solos arenosos devem ser analisados antes das escolhas das espécies.

Uma dica também é optar por plantas que florescem ou dão frutos no verão e que são de baixa manutenção. Afinal, de nada adianta plantar uma flor belíssima e adaptada ao litoral se ela floresce apenas no inverno, ou que exige constante manutenção e não há ninguém no local por meses para realizá-la.

As plantas tropicais como a palmeira, palmeira imperial e coqueiros se adaptam muito bem ao clima praiano, pois aguentam ventos fortes e a ação da maresia. Outras plantas tropicais como, Coqueiros, Heliconias, Alpineas, Ixoreas, Palmeiras, Bastão do Imperador, Ravenalas, Hibiscos, Cicas, Phoenix e Pandanus, também são ótimas opções para seu jardim.

Para compor a paisagem do seu jardim, é sempre bom utilizar cores tropicais, como das rubras, bromélias amarelas ou pleomele, alem de ficar em harmonia com a beleza natural da praia, são intensas e conferem um ótimo astral onde são dispostas.

Evite plantas como hortênsia, azaléia, roseira e pinheiro, essas espécies não são apropriadas ao clima praiano. Plantas de clima temperado também não se adaptam ao litoral brasileiro.

Se a casa ainda não tem jardim, a primeira providência é avaliar o terreno. Se houver excesso de areia é preciso trocar o solo por terra de jardim, para que a grama, ou outra forração escolhida, desenvolva-se bem. 

E mesmo optando por plantas mais resistente alguns cuidados são fundamentais, como fazer a adubação e manter o jardim irrigado, em caso de estiagem.

 

 

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Já pensou em decorar seu escritório com plantas? Confira as dicas.

quarta-feira, 12 de junho de 2013 15h37min48s America/Manaus

Geralmente as mesas de trabalho são personalizadas com fotografias, porta-canetas e calendários. Muitos esquecem, no entanto, que plantas também podem deixar o local mais alegre e bonito. Apostar em plantas resistentes e que não exigem muitos cuidados pode ser a melhor saída para o ambiente de trabalho. Plantas como avencas, alocasias, asplênio e calateias, a espada e a lança-de-São-Jorge são campeãs no quesito resistência mesmo em ambientes pequenos.

Mas antes de escolher a espécie ideal é sempre bom analisar as condições do ambiente, como incidência de luz solar e presença de ar-condicionado, por exemplo. A saída para locais fechados, sem janelas e com pouca ou nenhuma iluminação natural é apostar em plantas resistentes, como ripsális e cactos, ou espécies de folhagens escuras. Outras espécies bastante resistentes são as dracenas e os antúrios, que convivem sem problemas na sombra e não exigem muitos cuidados.

Mesmo com plantas mais resistentes alguns cuidados são fundamentais, em geral será preciso regar, no mínimo, duas vezes por semana. Limpar as folhas com álcool ou vinagre, a cada 15 dias, ajuda a combater os fungos e bactérias, aumentando assim o tempo de vida da planta. A adubação também é um fator importante na durabilidade da planta.

Para ambientes pequenos são indicadas algumas espécies campeãs no quesito resistência, como a pacova, lança-de-São-Jorge, fênix, rafis, pata-de-elefante, dracena e yucca, ardísia, comigo-ninguém-pode e marantas.

Caso a planta apresente sinais de debilidade após passar 10 dias ou mais com pouca ou nenhuma incidência de luz solar, a simples troca de vaso pode ajudar a recuperá-la.

Mas se optar por flores, a dica é apostar em miniantúrio, begônia, violetas-africanas, minilírio-da-paz, bromélia e kalanchoe. Tome cuidado com espécies muito perfumadas, como lírios e margaridas, pois podem causar alergia.

Uma dica para manter as flores por mais tempo é selecionar, no momento da compra, as que tiverem pétalas escuras e um grande número de botões. Os cuidados necessários serão trocar a água do vaso e cortar um centímetro do caule todos os dias.

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Lavanda

segunda-feira, 3 de junho de 2013 16h33min07s America/Manaus

Popularmente conhecida como alfazema, as lavandas são plantas do gênero Lavandula, da família Lamiaceae. Planta de florada abundante, pode ser plantada durante o ano todo, porém ela necessita de um período frio para florescer.

As lavandas crescem em jardins, adaptando-se no solo e também em vasos. No caso de plantá-las em vasos, é preferível o uso dos de barro ou de cimento. Já na plantação direta no solo, evite pedras ao redor da planta, pois o calor pode queimá-la.

Suas flores são usadas para vários fins, tais como: arranjos florais secos, potpourris, aromatizante de armário, entre outros. Já o cultivo comercial da planta é visado para a extração de óleos das flores, caules e plantas, e podem ser utilizados como anti-sépticos, na aromaterapia e na indústria de cosméticos. Com relação ao néctar da flor, o mel que rende da produção das abelhas é de excelente qualidade. Além disso tudo, as flores da lavanda também podem ser usadas como decoração de bolos e, em receitas antigas, a planta era utilizada em pequenas quantidades no tempero de carnes e legumes.

Os maiores produtores de lavanda são a Bulgária, França, Grã-Bretanha, Austrália e Rússia.

Posted in flores By A Mega Flores Flores

As melhores flores em bulbo para o Outono

terça-feira, 21 de maio de 2013 17h24min14s America/Manaus

Para que seu jardim esteja bem bonito e florido no início da primavera, saiba quais são as 5 melhores flores em bulbo para serem plantadas.

1) Íris Holandesa

Planta herbácea pertencente à família das Iridaceae, pode atingir cerca de 60 a 90 centímetros de altura. Suas flores são grandes e perfumadas, podendo ser de várias cores, como o azul, o branco, o violeta e o laranja. Muitas variedades dessa flor são existentes: caso você queira que seu jardim tenha tons de azuis, a opção é a Íris Professor Blaauw; já a Íris "Purple Sensation" deixa seu jardim em uma tonalidade púrpura; por fim, a Íris Royal tende para uma coloração mais amarela.

2) Tulipas

São as flores em bulbo mais populares que florescem na primavera. Com inúmeras espécies disponíveis no mercado, todas são capazes de se adaptarem a qualquer tipo de paisagem. Suas flores são frágeis e muito elegantes, podendo ter várias cores.

3) Tulipa Híbrida Darwin

Resultado do cruzamento da tulipa Fosteriana e a tulipa Darwin, a tulipa híbrida Darwin é bastante conhecida por conta do tamanho das suas flores, que podem chegar até 15 cm de diâmetro quando abertas. São ideais para a decoração de espaços internos e, a maioria, apresenta cor vermelha e laranja. Porém, florescem com as cores branca, rosa, amarela e roxa
também.

4) Tulipa Papagaio

Originária na Ásia Central, possui semelhanças com os papagaios por conta de suas cores brilhantes. A tulipa papagaio é uma planta de porte ereto, atingindo entre 10 e 90 cm, e suas pétalas podem ser frisadas, franjadas, pontiagudas ou salpicadas.

5) Narciso de Alperce

Herbácea de fácil crescimento, o Narciso de Alperce é uma planta que se evidencia em um jardim por conta da singularidade da sua beleza. Suas flores podem ser eretas ou pendentes e apresentam-se em forma de taças ou tubos, nas cores amarela, laranja, branca e creme.

Posted in flores By A Mega Flores Flores

12 plantas que protegem e dão boa sorte para a casa

quarta-feira, 8 de maio de 2013 16h26min57s America/Manaus

Arrumar a casa e deixá-la mais bonita é uma das inúmeras metas que temos em um ano. Para ajudar nessa tarefa, segue abaixo a lista de 12 plantas conhecidas popularmente para combater o mau-olhado e que deixam o lar mais harmonioso, além de atraírem proteção.

Alecrim
Perfeito para tirar o clima de baixo astral da casa, o alecrim é um ótimo limpador de fluidos de baixa frequência, protege e eleva a energia local.

Arruda
Quando há um clima mais pesado dentro de casa ou quando coisas difíceis aconteceram, a arruda pode ajudar a limpar o ambiente, além de espantar a inveja e o mau-olhado.

Árvore-da-felicidade
A espécie é recomendada para ajudar a resolver questões amorosas. Ela é sempre plantada em duas mudas, conhecidas como macho e fêmea.

Avenca
Planta muito sensível, a avenca é um verdadeiro termômetro ambiental.

Comigo-ninguém-pode
Planta ideal para proteger a casa de energias negativas. Mas cuidado, não é indicada para quem tem algum animal de estimação ou criança pequena, pois é extremamente venenosa.

Dinheiro-em-penca
Não recomendada para ambientes internos, o ideal é que a planta seja colocada em pontos estratégicos, perto de onde se guarda coisas de valor, a fim de se atrair dinheiro.

Espada-de-São-Jorge
Ótima para quem quer trabalhar a espiritualidade ou elevar a energia.

Guiné
Conhecida popularmente por combater o mau-olhado, é recomendável que a planta fique perto de portas de entrada, a fim de limpar as energias.

Lírio-da-paz
Melhora o equilíbrio do ambiente, pois limpa os pensamentos negativos, as ondas eletromagnéticas provenientes de eletrônicos e a má energia do esgoto.

Manjericão
A erva ajuda a limpar o ambiente e, também, dinamizar a energia.

Pimenteira
A propriedade mais famosa dela é a de afastar as energias negativas e pensamentos ruins.

Trevo
Popularmente, o trevo de quatro folhas atrai sorte e felicidade. É também associada ao poder de ganho financeiro.

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Como cuidar de Bromélias

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013 15h01min50s America/Manaus

As bromélias são membros de uma família de plantas conhecidas como Bromeliaceae. O abacaxizeiro é uma das plantas mais conhecidas desta família. A haste cresce a partir do centro da roseta e das bromélias. Estas plantas que podem ser usadas tanto como plantas para decorar o interior da sua casa como em jardins e plantadas em qualquer lugar. É importante que você entenda que mesmo que encontre bromélias lindas nos bosques e arredores, não pode arrancá-las do lugar onde estão crescendo, visto que muitas espécies estão em risco de extinção exatamente por serem tão irresistíveis que as pessoas as acabam arrancando.

1) Dê à planta a luz adequada. Uma iluminação brilhante, assim como a luz solar filtrada ou indireta, é a melhor opção para suas bromélias. Diferentes tipos de bromélias podem precisar de requisitos de luz diferentes. Variedades latifoliadas podem "queimar" quando colocadas sob luz solar direta. Uma janela com exposição ao sol de forma indireta durante todo o ano geralmente é ideal para o crescimento da planta. Converse com o vendedor quando você encontrar a sua bromélia para saber qual é a melhor iluminação para a planta.

2) Regue-as corretamente. Mantenha o solo uniformemente úmido, mas não exagere na hora de regá-las, nem permita que as raízes da planta fiquem na água. Não é necessário colocar água no "tanque" criado pelas folhas mais baixas, uma vez que a planta absorverá a água adequada, através de seu sistema radicular, embora no caso das bromélias que têm o "tanque" seria preferível ter água dentro. Se você derramar água no "tanque", troque-a com freqüência para evitar o apodrecimento da flor.

3) Mantenha a temperatura do ambiente correta. Isso não deve ser difícil, pois as temperaturas internas não costumam variar muito. As bromélias toleram uma ampla gama de temperaturas, com uma temperatura ideal entre os 13 e 29ºC. Por breves períodos, as bromélias podem resistir a temperaturas que variam de -7 a 37ºC. As temperaturas frias noturnas realmente irão ajudar a realçar a cor e prolongar a vida da flor. Se o ambiente for mais úmido, a temperatura pode ser mais elevada. A circulação do ar deve ser boa.

4) Não se esqueça de adubar a planta. Não é necessário fertilizá-la em casa. Para produzir uma planta com um crescimento mais vigoroso, use um fertilizante de plantas bem equilibrado à base de água, seguindo as recomendações de aplicação do fabricante quanto à quantidade e à periodicidade de uso do fertilizante.

5) Reenvase a bromélia, se necessário. Isto geralmente é desnecessário. As bromélias não vão voltar a florescer, mas elas vão produzir uma pequena planta em sua base. Para fazer com que esta planta possa crescer, podem ser necessários dois anos até que atinja a fase de floração.

6) Espere até que a planta floresça. As plantas são vendidas em flor durante todo o ano. Estas flores podem durar de 2 a 3 meses. A maioria das variedades têm um metabolismo muito lento e irão demorar até dois anos para produzir uma flor em uma estufa. As bromélias não irão voltar a florescer, mas elas vão produzir uma pequena planta em sua base, que poderá crescer lentamente para se tornar na próxima geração de bromélias.

7) Cultive plantas novas. As bromélias só florescem uma vez na vida. Uma nova planta deve crescer antes que uma nova flor possa brotar. Uma vez que a floração estiver completa, a planta mãe irá produzir pequenas brotações laterais no perímetro externo da sua base. A bromélia é uma planta de crescimento muito lento. As brotações levarão cerca de seis meses para crescer e atingir aproximadamente um terço do tamanho da planta mãe. Quando a brotação chegar a esse tamanho, separe-as da planta-mãe. Permita que as plantas jovens possam crescer por pelo menos mais 6 meses, pois após esse tempo, elas poderão estar maduras o suficiente para poderem florescer.

Fonte: Wikihow

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Dicas para combater pragas

sexta-feira, 18 de janeiro de 2013 14h19min52s America/Manaus

Folhas verdes e vibrantes, caules e trocos fortes, gramado farto. Quem não gosta de admirá-los? Pois é, muitas vezes, pragas e fungos aparecem e tiram a beleza das plantas, mas podemos evitar e controlar esses inconvenientes com procedimentos específicos.
As pestes ‘adoram’ a monocultura, portanto, é ideal que haja variedade de vegetais nos canteiros e vasos. Misturar flores com folhagens é sempre bom. Manter as plantas sempre adubadas, úmidas, galhos e folhas velhas aparadas são essenciais para a proteção. É importante que o local não esteja superpovoado de espécies, pois elas competem por água e nutrientes.

Veja abaixo algumas pragas e maneiras de combatê-las:

Conchonilhas – São pequenos insetos que vivem em colônias. Costumam atacar as plantas no caule e na parte inferior das folhas, sugando a glicose, que fica com aspecto melado. Existem vários tipos: as verdes são confundidas com formigas, as brancas costumam atacar entre os meses de novembro e março, pardas atacam no período de estiagem e têm o corpo duro e liso, e as de escama-farinha são semelhantes a um pó branco.

Brocas – Esta praga aparece nos troncos e em grãos, originado de um minúsculo besouro preto. As larvas da fecundação dos ovos depositados nos orifícios da planta se alimentam da polpa do vegetal. A limpeza do terreno é uma das maneiras de combater a praga, além da injeção de produtos biológicos que devem ser aplicados sempre com a orientação de um técnico.

Lagartas – Esse tipo de inseto possui vários tamanhos e cores. Sua presença é, geralmente, é identificada se olharmos para o chão e visualizarmos excrementos de coloração preta. Devemos prestar atenção no contorno das folhas, geralmente são devoradas pelas lagartas.

Para combater essas três espécies de pragas podemos aplicar um inseticida à base de fumo de rolo.

Receita: coloque cinco litros de água para ferver. Adicione um quilo de fumo de rolo bem picado. Deixe ferver por 15 minutos. Após esfriar, adicione um litro de álcool e misture tudo. Deixe descansar por 72 horas e coe bem. Coloque dois litros de óleo vegetal. Use a solução com o vaporizador.


Formigas – Insetos que vivem em colônia, cortam e transportam as folhas e pétalas das plantas durante a noite. Seu extermínio é de difícil execução. O combate deve ser feito com inseticidas biológicos. Para afastá-las, é recomendado o plantio de gergelim.

Sem química - Algumas plantas liberam no solo, e também no ar, substâncias que ajudam na prevenção e no aparecimento de pragas. Algumas são herbáceas, como cravo-de-defunto, tagetes patula, urtiga, urtiga dioica, alfazema, lavandula angustifólia, sálvia, salvia officinalis e capuchinha Ocimum.

Fungos - O excesso de regas deixa a terra úmida demais e favorece o aparecimento de fungos. É necessário ter cuidado com a periodicidade em que se molha as plantas.

Fonte: Estadão. 

Posted in flores By A Mega Flores Flores

As cores dos casamentos de 2013

segunda-feira, 14 de janeiro de 2013 11h59min16s America/Manaus

Você vai casar em 2013? Já começou a fazer os preparativos? Está antenada com as novidades que estão por vir? Ainda não?! Então, não se preocupe! Nesse post você vai conhecer as cores que serão tendência em 2013!

A paleta de cores está intimamente atrelada a decoração, e essa aos arranjos e flores que serão utilizados. Selecionando esse pequeno detalhe você terá maior facilidade em dar continuidade as escolhas seguintes, como os convites e lembrancinhas.

Antes de tomar decisões, é importante ter em mente a estação em que o casamento vai acontecer. Se for no inverno do ano que vem aposte em tons terrosos, com madeira e bem rústicos, de preferência com estampas. Além disso, esteja atenta com as flores que irão florecer em cada época do ano.

As cores quentes também virão com tudo! Rosas fortes, como o fushia e vermelhos fazem um par perfeito com o verde, especialmente a cor menta. Para não sobrecarregar o ambiente combine-as com cores mais neutras, como um leve marrom, quase um caramelo.

O amarelo, estilo girassol, e o azul bem forte são duas cores que estarão em alta. O azul turquesa, que já vem aparencendo, também será uma boa opção.

 

Fonte: Zankyou.terra

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Verão: quais as flores ideais para decorar

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013 14h02min28s America/Manaus

Ao decidir a decoração e as flores do casamento, leve em conta um fator muito importante: a época do ano em que a festa vai acontecer. Cada época tem suas flores próprias, e idealizar a decoração com as flores da estação do ano é vantajoso por que torna o casamento mais bonito e mais barato. 

O ideal é fugir de flores sensíveis às altas temperaturas, como o copo-de-leite e a gérbera.

Conheça algumas flores da estação:

Lisianthus

Alstroeméria

Gypsophila (mosquitinho)

 

Com estas dicas ficou mais fácil de escolher a decoração, não?!

 

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Flores no Natal

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012 11h59min30s America/Manaus

As flores podem ser oferecidas nas mais diversas ocasiões, mas o Natal é uma excelente ocasião para presentear com flores, podem ser de chocolate ou de madeira, artificiais ou naturais, plantadas ou em buquê. Cada pessoa pode personalizar o seu presente da maneira que mais agradar e fazer uma surpresa para quem recebe.

Algumas pessoas acham que flores só servem para velórios ou casamentos, mas isso é um mito que já foi quebrado há muitos anos. Hoje, as flores fazem parte da rotina diária das pessoas, fica até difícil passar um dia sem que as flores não estejam presentes.

As flores são sinais de vida de renascimento, por isso é que elas são excelentes presentes no Natal e ficam gravadas por toda vida na mente e no coração de quem as recebe.

Quando as flores são oferecidas elas representam um sentimento, cada flor tem o seu significado e a sua importância na vida das pessoas. 

Fonte: Casa e Jardim

Tags:

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

5 flores de tempo seco

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012 13h55min52s America/Manaus

Cada planta tem um cultivo e se adapta em lugares diferentes. Por isso, é importante pesquisar bem antes de escolher uma espécie. Mas com este tempo seco, está difícil manter o jardim florido - especialmente se você não pode molhar a toda hora. Esta semana, a baixa umidade do ar colocou São Paulo em estado de atenção, com índice de apenas 10%, o mesmo de um deserto. Casa e Jardim selecionou cinco floríferas que resistem a estas condições, sem necessidade de regas constantes.

1 - Margarida-amarela (Rubeckia hirta)

Com amarelo vistoso, as flores brotam no verão e na primavera. Já a folhagem é abundante o ano todo, desde que a planta seja cultivada em sol pleno. Resiste bem ao tempo seco e gosta de frio leve. Requer replantio anual, pois perde a beleza com o tempo.

2 - Crista plumosa (Celosia argentea)

O conjunto de miniflores forma inflorescências cheias de cor. Elas podem ser vermelhas, rosas, brancas e muitas outras. Atingem 40 cm de altura quando cultivadas em sol pleno, com solo fértil. Tolera bem o frio e o tempo seco.

3 - Borboletinha (Schizanthus pinnatus)

Originária do Chile, onde cresce em condições de pouca umidade, a Borboletinha pode ser cultivada em canteiros, jardineiras ou vasos. As flores parecem orquídeas e surgem na primavera. Bem adepta ao tempo seco, a planta não tolera encharcamento, então não deve ficar em local onde a chuva alcance.

4 - Azaleia (Rhododendron simsii)

Arbustos com flores abundantes, as azaleias devem ser cultivadas a sol pleno. As flores suportam bem o frio e o tempo seco. Uma curiosidade: a azaleia é muito usada para bonsai e as podas podem ser feitas depois da floração.

5 - Zínia (Zinnia elegans)

Vai bem tanto em altas temperaturas, como em climas mais amenos, desde que cultivada a sol pleno. As flores têm diversas cores, como rosa, amarelo e branco; ou ainda, aparece em versões listradas e bicolores. Pode ser plantada tanto em jardins, como em floreiras ou vasos.

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Como cuidar de Tulipas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012 11h37min51s America/Manaus

Tulipas são flores de primavera alegres, que chama a atenção em toda a volta. Estes simples botões dão a impressão de serem fáceis de cultivar, mas isso nem sempre é verdade.

Plante as tulipas aonde recebam tanto sol quanto sombra. As tulipas apreciam a luz do sol, mas precisam de uma folga ocasionalmente. Então, plante-as onde elas recebem uma combinação de ambos. Tente sol de manhã e sombra da tarde, quando possível.

Fertilize duas vezes por ano. Comece com adubo antes de as florações aparecerem na Primavera. Em seguida, adicione uma pequena dose de adubo no final da temporada em fevereiro ou março, visando prepará-las para a primavera seguinte.

Revolva um pouco o solo na base dos bulbos das plantas, em seguida salpique um pouco de cristais de fertilizante. Como as chuvas da primavera ou a sua irrigação irão embeber o solo ao longo das próximas semanas, os cristais chegarão às raízes e fertilizarão suas flores. Regue as tulipas regularmente. Se o seu quintal recebe chuva mais de uma vez por semana, isto é ótimo.

No entanto, se você vive em um clima mais frio ou seco, então assegure-se de regar em grande quantidade pelo menos uma vez por semana para mantê-las florescendo. Corte as partes mortas.

Quando as flores começarem a murchar e morrer, não se esqueça de cortá-las com tesoura afiada antes que impactem o resto da planta. Cortar as plantas alguns centímetros para baixo no caule, de modo que se separem do resto da planta. Mantenha animais e pragas fora do seu jardim.

Coelhos e esquilos são tão fofos quanto estas lindas flores. Mantenha-os fora de seu jardim com opções naturais como cercas de tela ou produtos não-tóxicos. As tulipas são flores que brotam no início da primavera e podem ser fáceis de cuidar desde que você se lembre desses procedimentos simples. Preocupando-se em cuidar e proteger sua tulipas, você terá belas florações em seu jardim nas estações que virão.

Existem variedades de tulipas que florescem tanto no início quanto no final da estação. Quando você semeia seu jardim com uma mistura das duas variedades, pode ter tulipas florescendo durante a maior parte da estação de florescimento e desfrutar delas pelo dobro do tempo.

Posted in flores By A Mega Flores Flores

10 dicas para cuidar melhor das suas orquídeas

quarta-feira, 14 de novembro de 2012 15h29min25s America/Manaus

Branca com pintas cor-de-rosa e amarela com manchas vinho são algumas das combinações que estampam as novas orquídeas. As brancas que nos perdoem, mas as desenhadas são o novo hit para decorar.

A sua orquídea pode manter-se vistosa e saudável com poucos produtos químicos. É só lançar mão de alguns ingredientes caseiros, como a canela em pó e o sabão de coco, e ficar atento aos sinais que a planta dá. Abaixo, alguns ensinamentos:

1. Prefira os vasos de barro aos de plástico. Apesar de serem mais caros, os primeiros têm mais porosidade e drenam melhor a água. Se optar pelos plásticos, fique de olho nas regas para não encharcar demais a planta.

2. Se a base da orquídea estiver a menos de um dedo da boca do vaso, é preciso trocá-la de moradia. Procure deixá-la dois dedos de altura abaixo da boca do vaso.

3. Para acomodá-la no novo vaso, repare de qual lado surgem os novos brotos – esta é a frente da orquídea. A parte posterior deve ser encostada em um dos lados do vaso para firmar o desenvolvimento do exemplar.

4. Para a troca de vaso, acrescente chips de fibra de coco ou musgo à planta. Este último precisa ser lavado com água para tirar o excesso de areia.

5. Antes de cortar a orquídea, esterilize a tesoura (com um maçarico portátil ou no fogão). Deixe esfriar para depois usá-la. Importante: repita a operação antes de mexer com outra orquídea para evitar a transmissão de doenças.

6. Quando descartar uma folha, passe canela em pó no local do corte. O ingrediente é um cicatrizante natural.

7. Manchas na folhagem podem ser amenizadas com fumo de corda. Ferva o fumo em água por uma hora até que vire uma solução concentrada, que deve ser diluída em água. Borrife sobre as folhas repetidas vezes, até que dê resultado.

8. Cochonilhas e pulgões podem ser eliminados das folhas com sabão de coco. Use uma escova para esfregar as folhas.

9. Repare na coloração da folhagem. Se estiver escura, mude a orquídea de local. Quanto mais contato com a luz, mais ela irá florir.

10. Instale plaquinhas plásticas de identificação em suas orquídeas. Além do nome da espécie, anote o período de sua última floração. A próxima florada pode ser estimulada com NPK 10 30 20, que tem mais concentração de fósforo.

 

Na Mega Flores você encontra várias opções para presentear!

Fonte: Casa e Jardim

Posted in flores By A Mega Flores Flores

A Primavera Chegou

quarta-feira, 7 de novembro de 2012 16h04min07s America/Manaus

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Favoreça a tranquilidade da sua casa com flores

terça-feira, 30 de outubro de 2012 08h22min54s America/Manaus

Disposição, perfume e as cores nos ambientes ajudam a relaxar

Coloridas, vistosas e perfumadas, as flores também influenciam o nosso bem-estar. Um estudo recente da Flowers and Plants Association sugere que, algumas flores, como rosas e lírios, ao liberarem as substâncias químicas responsáveis pelo aroma, estimulam a liberação de endorfinas - hormônios neurotransmissores ligados à sensação de prazer -, ajudando corpo e mente no processo de relaxar.

Além desta descoberta científica, decorar a casa com flores naturais ajuda a construir um ambiente mais harmônico, cheio de vida, alegria e tranquilidade. 

Para começar a decoração, observe bem as cores que predominam no ambiente que você pretende colocar o arranjo floral. "O ideal é utilizar apenas dois ou três tipos de flores, em tom sobre tom para não deixar o ambiente muito carregado. As cores devem estar em harmonia com as cores da casa", recomenda o designer floral Ralph Dekker.

Se você gosta de deixar a casa colorida, coloque vasos de flores com cores contrastantes em ambientes neutros e claros. Mas cuidado para não carregar demais no volume de flores e deixar o local pesado.

Flores que tenham perfume muito forte, como jasmim e lírio branco, devem ser evitadas nos quartos para não causar desconfortos (como enjôos) ou algum tipo de alergia respiratória. Elas também são vetadas na cozinha, pois podem interferir no aroma da comida. Prefira esses tipos de flores em ambientes mais abertos e ventilados. Assim, o perfume se espalhará pela casa.

O cuidado primordial para manter a durabilidade das flores é manter água e vaso limpos. O recomendado é lavar bem o vaso a cada 2 ou 3 dias.

Há, também, alguns conservantes disponíveis em loja que servem de adubo para flores cortadas, porém adicionam à água certa quantidade de açúcar que pode acabar fazendo mal à flor, caso a água não seja trocada todos os dias.

Se você não tem muito tempo para cuidar das flores, opte pelos tipos tropicais, por causa da maior durabilidade. Orquídeas, Copo de Leite e Bromélia são alguns exemplos.

Quando for comprar flores, prefira as que ainda estão fechadas. Se só tiver flores abertas, escolha a de menor caule. Manchas em folhas ou pétalas é sinal de deterioração, por isso, evite. Seguindo essas orientações, você conseguirá adquirir flores frescas. 

As pétalas brancas, de flores como o lírio e o narciso, transmitem frescor e paz. As pétalas vermelhas das rosas e tulipas são sinônimo de energia e paixão. As flores amarelas (girassóis, rosas, flores do campo) têm poder energizante, remetendo à alegria e alto-astral.

 


Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Flores com nomes diferentes

quarta-feira, 24 de outubro de 2012 07h26min32s America/Manaus

Românticos, femininos, excêntricos, curiosos, engraçados. Os nomes das plantas dizem muito sobre elas. Justificam sua forma, revelam particularidades do comportamento e até previnem o uso incorreto – como no caso de espécies venenosas. Conhecer o porquê da nomenclatura faz com que as admiremos além da beleza


Lança-de-são-jorge
Sansevieria abyssinica

Assim como a lança-de-ogum, a herbácea leva o nome de um orixá porque é comumente usada nos cultos de umbanda. Suas folhas, reunidas em tufo, são cilíndricas, longas e pontiagudas, por isso são chamadas de lanças. Existe a crença popular de que essa espécie protege contra o mau-olhado.


Boca-de-leão
Antirrhinum majus

Pressione as flores tubulares, com dois lábios desiguais, e entenderá por que esta herbácea da região Mediterrânea leva este nome. A boca-deleão é produzida em diversas cores, na primavera e no inverno. Precisa de pleno sol para formar maciços em jardineiras ou bordaduras.

 

Flor-da-paixão 
Passiflora alata

O nome popular da flor do maracujá foi dado por monges e está associado à paixão de Cristo. Isso porque a flor tem uma franja que remete à coroa de Jesus e cinco estames que simbolizam suas chagas. Ainda, os três elementos que compõemo estigma se referem aos pregos usados na cruz. A trepadeira nativa do Brasil produz o maracujá doce.

 

Gloriosa
Gloriosa rothschildiana

O nome-adjetivo combina perfeitamente com esta trepadeira da família do lírio. Suas flores, vermelhas e amarelas, são muito vistosas. Sofrem uma torção, ou seja, os estames ficam totalmente à vista sob as pétalas recurvadas. Aparecem na primavera e no verão.

 

Gota-de-orvalho
Evolvulus pusillus

Ao contrário de sua parente, a dama-da-noite, esta herbácea rasteira tem flores que se abrem com o amanhecer. Quando substitui a grama, formando um conjunto, suas flores brancas e pequenas mais parecem gotas de orvalho sobre o verde de suas folhas. Pode ser utilizada como planta pendente.

 

Maria-sem-vergonha 
Impatiens walleriana

Quando a imperatriz Maria Leopoldina veio da Áustria, em 1817, para morar com d. Pedro 1º, já se interessava por botânica. Como tinha saudades do Palácio de Viena, o imperador trouxe sementes de Impatiens, que foram plantadas no Jardim Botânico. O que não se imaginava na época é que a espécie se adaptaria tão bem. Por “dar” em qualquer clima e local, ganhou o nome vulgar de maria-sem-vergonha.


Amansa-senhor
Erythrina mulungu

Curioso, o nome popular desta árvore caducifólia explica o uso de suas folhas como sedativo na medicina popular. É originária da África do Sul, mas desenvolve-se bem nas Regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil. O vermelho intenso de sua flor, formada entre os meses de maio e junho, a torna bastante ornamental. Ideal para a arborização de parques, praças e jardins.

 

 

Fonte: Casa e Jardim

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Buquê elegante feito com caixa de vinho

quarta-feira, 10 de outubro de 2012 16h20min26s America/Manaus

Para uma mesa de enófilos, é o arranjo perfeito! Faça buracos na tampa de uma caixa de vinho de madeira e, dentro dela, posicione copinhos com água. Feche a caixa e espete flores nos furos, de modo que os caules fiquem dentro dos copos. E não se preocupe em fazer orifícios milimetricamente equidistantes. Uma certa assimetria na distribuição dos buracos deixa tudo mais charmoso.

Fonte: Casa e Jardim

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Saiba um pouco mais sobre a Gérbera

quarta-feira, 3 de outubro de 2012 09h55min16s America/Manaus

gerbera amarela


A espécie tem boa demanda para decorar ambientes residenciais e comerciais, seja em vasos ou arranjos.

Com cerca de duas dezenas de tonalidades, que vão do branco ao vermelho, a gérbera é uma flor ideal para embelezar ambientes com cores intensas e vibrantes. Plantada em vasos ou disposta em arranjos florais, ela decora tanto salas residenciais quanto estabelecimentos comerciais, como escritórios, consultórios, lojas e, inclusive, espaços para eventos. Por isso a gérbera é muito procurada em floriculturas, centrais de abastecimento e gôndolas de flores disponíveis em supermercados, o que mostra que sua produção pode ser uma atividade rentável para quem tem interesse em trabalhar com cultivo de plantas.

Muito popular, a gérbera é uma planta herbácea, perene e fácil de ser cultivada, seja em vasos, jardins, canteiros ou floreiras. Não exige muitos cuidados e tem boa adaptação em regiões de clima seco. Como é rústica, tolera solos mais secos, porém, em períodos de pouca chuva, deve contar com regas regulares, de uma a duas vezes por semana.

O cultivo da flor deve ser realizado em local arejado e onde há incidência de sol. Propagada por sementes, tem em geral na segunda floração a aparência mais vistosa. Com até 40 centímetros de altura, ela conta com variedades para corte e para plantio em vasos (que são exemplares de desenvolvimento mais compacto).

cultivo de gerbera

A gérbera pode ser encontrada em vários países a partir de cultivares oriundos da hibridização entre Gerbera jamesonii e Gerbera viridifolia – realizada na África do Sul. Os japoneses, em 1980, foram os primeiros a desenvolver variedades da flor para plantio em vasos, o que trouxe um avanço para a difusão da cultura. A alternativa em relação ao cultivo no solo evita a ocorrência de doenças e facilita a nutrição da planta.

Pertencente à família das Asteraceae, que inclui o girassol e a margarida, a gérbera possui uma haste longa e reta que dá sustentação ao que é chamado em botânica de capítulo – inflorescência formada de várias pequenas flores protegidas por folhas modificadas, denominadas brácteas. Quando associadas e mais desenvolvidas que as floretas reunidas em uma base circular, como na gérbera, as brácteas assumem forma, textura e cores e acaba sendo comum confundi-las com pétalas.

 Fonte: Globo Rural

Posted in flores By A Mega Flores Flores

Como decorar sua casa

sexta-feira, 21 de setembro de 2012 14h49min06s America/Manaus

Inspire-se nestas ideias de decoração com flores e faça de cada um dos seus espaços, um espaço florido.

Sala de estar

Espaço de reunião familiar por excelência, a sala de estar pede uma decoração com flores para tornar a divisão ainda mais convidativa. Como, por norma, a sala de estar tem muito movimento e é palco de diversas atividades, opte por pequenos arranjos florais na mesa de centro ou numa mesa de apoio. Em alternativa, coloque um cesto com flores dentro da lareira ou sobre a mesma, utilizando dois arranjos – um em cada ponta – ou dispersando flores em vários vasos individuais.

sala de estar


Sala de jantar

Imponente e habitualmente reservada a momentos mais especiais, a sala de jantar merece uma decoração com flores grandes e vistosas. Coloque dois arranjos florais idênticos, um em cada ponta do aparador ou então opte pelo tradicional e sempre belo vaso de flores no centro da mesa de jantar. Junte alguns castiçais com velas para criar um ambiente íntimo.

sala de jantar


Cozinha

Estudos recentes revelaram que a presença de flores frescas em zonas comuns como a cozinha, contribuem para a melhoria do estado de espírito. Dispostas sobre a mesa da cozinha, a bancada de trabalho, sobre o frigorífico ou no peitoril da janela, use vasos coloridos e alegres ou recipientes típicos da cozinha – jarras de água, chaleiras ou latas – para criar um ambiente dinâmico.

cozinha


Hall de entrada

Não há nada melhor do que um grandioso arranjo floral disposto sobre uma consola no hall de entrada – afinal de contas será a primeira coisa que vê quando chegar a casa e a última sempre que sair. Para trazer alguma criatividade à decoração com flores, e tendo sempre em conta o estilo decorativo dominante, opte por exibi-las, juntamente com ramos de árvore finos, num balde rústico ou num porta guarda-chuva. Pode ainda criar ou mandar fazer uma coroa de flores para pendurar diretamente na porta de entrada.

hall


Escadas

Decorar escadas com flores? Porque não?! Pequenos recipientes recheados com arranjos florais simples podem ser colocados alternadamente nos próprios degraus das escadas. Em alternativa, pode pendurar um cesto de flores no corrimão das escadas, na ponta de baixo, de cima ou nas duas; um enorme recipiente de flores é ainda outra forma bonita de decorar o topo de uma escada, dando assim as boas vindas ao piso superior.

escada


Escritório

Um ambiente de trabalho torna-se instantaneamente mais leve e convidativo com um delicioso arranjo floral, quer seja sobre a secretária, muito próximo numa mesa de apoio ou sobre as estantes, juntamente com os livros e outras peças decorativas. A luminosidade e naturalidade das flores é muito bem-vinda num espaço tão tipicamente sério e controlado como o escritório.

escritorio


Casa-de-banho/Banheiro

Muitas vezes descurada, a decoração de uma casa-de-banho/banheiro só tem a ganhar com um arranjo de flores, de preferência vistosas e coloridas para servirem de ponto de interesse. A sua fragrância e a transmissão de energia positiva são outras mais-valias da inclusão de flores nesta divisão.

banheiro


Quarto

As flores no quarto trazem, simultaneamente, boas energias e tranquilidade… sem falar num toque de puro romantismo. Só precisa de uma mão cheia de flores – que pode combinar com a roupa da cama ou o papel de parede –dispostas num bonito vaso, para incutir uma lufada de ar fresco instantânea ao espaço.

quarto


Quarto de hóspedes

Receba os seus hóspedes com uma decoração florida ao colocar no quarto de hóspedes um vaso com as suas flores preferidas ou então com botões que refletem o ambiente do espaço. Estrategicamente colocados sobre a mesa-de-cabeceira ou a cômoda, um arranjo floral no quarto irá fazer os seus hóspedes sentirem-se como se estivessem num hotel cinco estrelas!

hospedes

 Na Mega Flores você encontra tudo o que precisa para a decoração da sua casa! 

Posted in Decoração By A Mega Flores Flores

Bouquet para cada estação do ano

sexta-feira, 14 de setembro de 2012 16h31min16s America/Manaus

Optar pelas espécies da época torna o casamento mais bonito – e mais barato. Conheça as flores ideais para primavera, verão, outono ou inverno.

Seja qual for a estação do ano, a decoração da igreja e da festa precisa estar impecável. Flores e plantas frescas e bem montadas realçam o evento e decoram os ambientes, dando encanto e charme ao evento. As opções são variadas o ano todo, mas escolher as flores adequadas para a decoração do casamento pode significar uma decoração mais bonita e, o melhor, sem gastar muito. Veja quais são as espécies ideais para cada estação do ano e quais devem ser evitadas em cada período.

Confira as principais flores de cada estação:

Verão (dezembro a março): Estação das férias, das festas, do sol, do calor e da vitalidade.

Flores da estação: Rosas, Flor-de-lis, Gérbera, Amarílis, Bromélia, Bico-de-papagaio, entre outras.

Outono (março a junho): Neste período, começa a queda das folhas e as cores ganham mais destaque e vida.

Flores da estação: Gérbera, Hortência, Flor-de-maio, Azaléia, Rabo-de-gato, Margaridinha, Alstroeméria, entre outras.

Inverno (junho a setembro): A estação da coberta e dos abraços.

Flores da estação: Lupino, Lírio-da-Paz, Orquídea, Flor-de-sino, Begônia, Prímula, Azulzinha, entre outras.

Primavera (setembro a dezembro): Estação da vida e renascimento. É época de alegria, vitalidade, proteção e bons fluídos.

Flores da estação: Gérbera, Violeta, Narciso, Petúnia, Bromélia, Lírios, Lisianthus, Boca-de-leão, Crisântemo, entre outras.

Com estas dicas fica muito mais fácil né?! :)

 

 Fonte: IG noivas

Posted in News By A Mega Flores Flores